
O ser humano cada vez mais encontra-se com algum tipo de distúrbio, seja comportamental, alimentar. Os mais comuns são os distúrbios alimetares, como bulimia e anorexia. A pressão que a sociedade "impõe", onde ser magro é estar na moda, faz com que cada vez mais mulheres e homens caiam nessa teia. Eu já estive preso nela, tive princípio de anorexia.
Por mais magro que eu estivesse, sempre me via gordo, fazia cada vez mais exercícios, regimes. Felizmente, eu percebi a tempo, consegui parar, antes que ela me parasse. Confesso que foi pertubador, difícil para mim, mas consegui. Tive força de vontade e apoio da minha família e amigos, apoio esses, fundamentais para que possa ser superado esse problema.
Quanto mais cedo é diagnosticado, mais rápido será a recuperação. Além desses problemas, há um outro que está tornando-se comum, o T.O.C. (Transtorno Obcessivo Compulsivo). Esse problema é caracteeizado por manias fora do comum. Verificar a porta inúmeras vezes se a trancou, manias de limpeza, entre outras tantas. Eu tenho T.O.C., a mania que me persegue é a de lavar as mãos. Eu lavo 3 vezes, caso eu lave 4, preciso lavar mais 2 para completar 6. Sempre em múltiplos de 3. Eu já estive num estado crítico, chegando a lavar 72 vezes em uns 10 minutos. Hoje estou bem menos neurótico, precisei novamente parar e me auto analizar, ver o quanto estava me fazendo mal. Consegui mais uma vez dar uma freada a tempo.
Eu passei muitas horas fazendo minha famosa terapia sem terapeuta para me recuperar. Não vou dizer que estou curado, pois não estou, mas estou controlado. Creio que não há cura, mas sim um controle, para que você possa proceguir sua vida normalmente.
Mas infelizmente nem todos tem a mesma sorte, mesma força de vontade que tive. Muitos precisam procurar ajuda médica, para que possam sair desse "mundo".
É importante que a família, amigos, logo que perceberem qualquer indício, converse e procure um apoio profissional, para que assim não agrave cada vez mais o problema.