segunda-feira, 26 de julho de 2010

Projeções de sentimentos!


O que leva uma pessoa a projetar seus sentimentos numa outra, onde ela acaba confundindo a atenção, o carinho de um amigo(a), com algo mais forte, como o amor?
Muitas vezes a carência afetiva é o estopim para essa projeção, de uma forma da qual ñ tem controle, acham que podem "ligar e desligar" esse sentimento quando querem.
Em suas cabeças, acreditam que sim, mesmo não sendo correspondidas da mesma forma que gostariam, que isso será o suficiente. Mas até quando será suficiente? Essa é uma pergunta que no fundo não quer se calar. Muitas vezes a pessoa que é alvo desse afeto, não sabe o que se passa, pode até ter uma leve desconfiança, mas que logo é descartada por alguma atitude da pessoa envolvida.
O problema maior é quando o alvo percebe e tenta conversar a respeito, explicando seus reais sentimentos não são os mesmos que os seus. Que o carinho, o amor que sente é de alguém querido, de um amigo, de um irmão, justamente para não magoar, não ferir os sentimentos.
Os argumentos usados da pessoa são na maioria esses: " O amor que sinto por vc é suficiente pra nós dois.", "Vc ñ precisa me amar, deixe apenas que eu lhe ame isso basta pra mim.".
Elas lutam contra isso, ou ao menos tentam, mas no fundo continuam com essa obcessão da qual lhes faz mais mal do que bem. Elas se privam de tentarem viver um relacionamento real, com trocas de sentimentos reais, recíprocos e acima de tudo tentarem ser felizes, mas a que ponto isso é possível? Mesmo me sentindo assim, será que eu conseguirei ser feliz um dia?
A resposta é sim. É preciso lutar, trabalhar nesso ponto para que vc possa superá-lo. Creio que um fator essencial para isso é o tempo. Além do mais vc evitar um pouco o contato com a pessoa ajudará a passar por esse momento. Tente sair mais, conhecer pessoas, fazer algo que possa ocupar seu tempo. Sei que tudo isso pode ser difícil pra vc, mas é algo que vc tem que ao menos tentar. Caso chegue um ponto que vc perceba que não está conseguindo, o melhor que vc tem a fazer é procurar um terapeuta, ele poderá lhe ajudar a superar isso. Por que esse sentimento todo, pode acabar se tornando algo doentio, onde vc acabará tendo atitudes nada orgulhosas, onde poderá colocar vc e outras pessoas em situações de risco. Caso vc esteja passando por uma situação dessas, se avalie, veja se realmente está lhe fazendo bem, vc saber que a pessoa da qual vc acredita amar, está amando outra pessoa, que escolheu outra pessoa e não a vc. Isso faz com que surja mais sentimentos, como ciúmes, uma possessividade que pode se tornar um pouco incontrolável. Veja se realmente vale a pena amar sem ser amado.


É isso

Bjo

45 comentários:

Hugo de Oliveira disse...

A maioria nos meus namoro aconteceram assim. Eu projetei o amor em amigos heteros, o que foi pior, pois sofria muito...nossa. Mas, cheguei a namorar com 02...e foi ótimo.


Gostei muito do texto.


abraços


Hugo

Ju Fuzetto disse...

Sentimentos...

Adorei o texto amigo saudade, boa semana!!
bjo

S.A.M disse...

Graças a Deus nunca tive esse tipo de projeção. Mas isso acho que se deve ao fato de ser muito pé no chão.

Isso é ruim em algumas coisas e boa em outras como esse exemplo.

Abração!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

sou muito pé no chão ... não projeto nada meu em nada e em ninguém ... para mim, isto só tem vantagens ...

bjux ao menino Dil

;-)

Anônimo disse...

exatamente, uma bela dica para mim, acredite, vou parar de amores platonicos... bjao!

Enigma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Enigma disse...

Olá Dil (saudades). Acho esse assunto bastante complicado. Amar e não ser amado, não é nada fácil, é podre. Quanto a confusão dos sentimentos, isso quase sempre acontece com pessoas carentes. Temos que saber levar com cuidado, a melhor solução é o diálogo. Beijos, estrelinhas e muito carinho. Kiss!! Kiss!!

Serginho Tavares disse...

Eu acho que isso varia muito de pessoa pra pessoa. Alguns são assim outros não. Enfim teorizar sobre relacionamentos é um assunto extenso de posts sem fim que sempre valem ser lidos.

Beijos

Dani Brito disse...

Oi Dil, tudo bem amore?
Olha, a melhor coisa é amar e ser amado. Não tem como você manter um relacionamento sozinho. É muita ilusão isso, é como se você diminuísse os seus valores perante outra pessoa. Nunca aconteceu comigo, graças a Deus, por eu ser extremamente pé no chão, mas imagino o quanto é ilusório. Afinal, amor devemos sentir primeiro por nós, não é ? Beijos, beijos.

Insana disse...

Dil meu querido, já falei sobre isto uma vez acho q aqui mais vou procurar rs

bem é algo ligado a dependência da outra pessoa, buscamos acreditamos no que a outra pessoa na verdade não é e nisto a mente trab e foco e fazer de tudo para q a pessoa seja então nos perdemos de quem nos somos.
espero não ter confundido muito minha resposta.

bjs
Insana

Amor disse...

DIL quanto mais leio vc mais admiro o teu coração!!lindo!bjs querido boa semana!

Sempre Fênix disse...

Ain que saudade amigo
Adorei o texTo
BEIJO

Ana Cavalcantti disse...

Oi Diiiil !!!
Chegou a voz da experiência rsrs !!!
Então eu vejo muito desses casos de dependência e carência ...e me dá pena dessas pessoas que passam a vida procurando o que nunca achou em si !
A velha e batida opinião de que antes de poder amar algúem a pessoa tem que ser completa por si só , ninguém pode dividir um amor se já não tem nem por si mesmo , não se trata de ser realizado profissionalmente, financeiramente, mas sim de amar o seu "eu", suas opinoes, seu carater, sua mente, seu consciente e seu inconsciente ...
Conheço pessoas que escondem fatos, omitem opiniões e por ai vai ...só para agradar o outro, minha gente quem é feliz assim...elas tem medo de mostrar um lado que não agrade o outro, medo de perder e acabam se anulando ...resumindo param de viver a própria vida mesmo !!!
E você usou dez dedos pra não falar :
Alô pessoas ...vão se tratar !!
Mas é isso mesmo...as pessoas que insistem em uma relação que não a faz feliz, precisam de ajuda de um terapeuta sim !!! Mas o duro está nelas enxergarem isso, porque se torna tão doentio, que aquela miséria que vem do outro já é o suficiente para ser feliz !!!
Não é que eu seja a perfeição sentimental, longe disso hahahah, mas não valorizo quem não me valoriza ,não mudo minhas opiniões para agradar ninguém e sou teimosa com as minhas teorias rsrs... já é um bom começo para eu não cair nessas armadilhas da carência !!!

Beijooossssssss

Ju ♥ disse...

projetar sentimentos nos outros é um erro grave, ninguém é responsável por ninguém.

Franck disse...

'alguém que caiba nos seus sonhos', já nos disse Cazuza... e, projetar no outro a pessoa ideal é meio paranoia, pq tendemos a sofrer mais com isso... Já passei por isso, hj, não mais!
Bjs e uma boa semana!

Luna Sanchez disse...

Também acho que a carência é traiçoeira, Dil...e daí quem dá atenção, colo, ombro, acaba se transformando no alvo do falso amor.

Todo mundo sofre com isso, né?

Beijo, querido!

ℓυηα

Marcelo Novais disse...

Poxa poxa
sumiu msm do meu blog heein? =/
Bjoos

Marcelo Novais

• || Rai || • disse...

Dil Dil Dil ^^
Voltei com o meu blog, se quiser dar uma conferida :)

Bjão!

Priscila Rôde disse...

A carência nos leva a fazer cada coisa..

Adorei, Querido!
Espero que estejas bem!

Um beijo.

Anônimo disse...

Já tive essa projeção algumas vezes, como o memino do primeiro comentário, e, aconteceu da mesma forma.

Mas na maioria das vezes essas coisas são carência mesmo.

Bjão, novo post aqui :*
Com um enredo parecido

Ana Cavalcantti disse...

Diiiil
passei aqui pra te veeeer ...
nossa o que é isso? ..repetindo : nossa o que é isso? eu tentei fazer uma postagem aqui ? hahahaha...eu sou uma loucaaaa gente !! hahahah...
beijos

Fumaça Subindo disse...

é triste quando nossos desejos nos traem.

Tamyle Ferraz disse...

Procure um terapeuta?

basta procurar uma terapia...

quando vc se propõe a amar sem ser amado, mesmo sabendo que não há a mmenor possibilidade, isso não é esperança, é falta de amor próprio.

Carlos Vieira disse...

Oi Dil, td bem?

Ai, como isso é complicado. Essa "projeção de sentimentos" eu já passei por isso (e dos dois lados) e sei bem como é!
Felizmente da vez em que era eu que estava projetando os meus sentimentos em outra pessoa, quando ouvi que não dava e que eu era apenas uma grande amigo, me toquei e tratei de esquecer, claro que não foi fácil, não foi bom, nem rápido, demorou e doeu muito. mas aí depois de alguns meses (q não foram nem um nem dois) eu vi que estava recuperado e que enfim havia passado o que eu achava ser uma "grande paixão" e que depois vi que não era.
Acho que o maior problema disso é que enquanto estamos nessa fase de amor não correspondido é que muitas vezes deixamos pessoas bacanas e que gostam ou podem vir a gostar da gente, ir embora e nem nos darmos conta disso.
Por que o ser humano tem ser tão complicado? rsrsrsr

Abraços

Enigma disse...

Saudades do menino baiano. Passei para deixar um beijinho. Kiss!! Kiss!!

Inside Me disse...

é freuds isso, e vai num vai, acontece, num ta com nada forçar a barra pra q o outro nos deixe amar se num é isso q ele ker nem lhe faz bem, "live e let live" é o jeito. bjs,... ah, menino tu ta bem? kkkkkkkkkkkk desculpa mas num resisti =x
;D

• || Rai || • disse...

Caramba Dil, parece que vc adivinha como anda meu coração, rs. Affs... e o amor platônico sempre sorri pra mim, ô saco, viu ¬¬'
Adorei o post ^^

Suave disse...

Dil...adorei seu "cantinho"...tão cheio de verdades e sentimentos.
Parabéns!

Essa coisa de amar e não ser amado é complexo demais.
A reciprocidade é a melhor coisa do mundo ,principalmente quando falamos de sentimentos .


Foi bom te encontrar.

Bjs e abraços
Suave

Gabriel Von Borell disse...

Valeu pelo comentário . P.S Eu Te Amo é realmente ótimo tb ! E quanto a profissão eu como jornalista indico a comunicação hehe . Mas voce tem que perceber qual a profissão voce quer realmente seguir . Porque afinal de contas esta escolha vai determinar o seu caminho por toda uma vida ! Psicologia é interessante tb ! Enfim , acho que só vale a pena quando a gente é realmente apaixonado pelo que faz !

Abraços .

Enigma disse...

Olá meu carinho, bom dia! Resfriado deixa a gente sem coragem mesmo. Desejo melhoras e um ótimo fim de semana. Um beijinho manhoso. Kiss!! Kiss!!

... disse...

Projetar sentimentos tem muito a ver com criar expectativas... ambas são umas m*rdas! Hahahaha!!
Sumi não... tô de volta!!! Hugzz!

Patty Chaves disse...

hum é isso mesmo. Não podemos nunca esperar dos outros mais do q eles podem nos dá, quanto menos expectativas criarmos em relação aos outros, menos sofremos. FATO.

aahh gostei da sinceridade! Na verdade o poema é uma letra de Rock q eu fiz rsrs Continue assim!
Beijoo

Vanderson disse...

Oi Dil e aí como é q tu tá?!
Na frase "O amor que sinto por vc é suficiente pra nós dois." isso é totalmente mentiraa pq todo mundo quer ser amado em resposta ao amor que é dado!
Abraçooooo

Déborah Simões disse...

acho essa história de projeções um dos grandes males dos relacionamentos atuais...
projetar em alguém nossos sonhos é caminhar pra desilusão...
eu acredito em conhecer o outro, a si mesmo e viver um relacionamento baseado em compreensão mútua...

adorei o texto...


bjok

M.M. disse...

Projeções, expectativas... algumas deveriam ser engarrafadas, né?
Saudades!
beijo

MeninaMisteriosa

Renato Oliveira disse...

Ahhhh gostei! e para estas situações e outras, eu estou aqui! haha
Daqui a pouco poderei deixar meu cartão de visitas, com um belo slogan: "o que você não pode fazer sozinho, a análise faz por você". ¬¬

Nossa, que horror! isso acima contradiz tudo o que estudo na Psicanálise.

Mas enfim, bárbaro o que você disse.
É válido mesmo quando o sujeito se mobiliza a querer tentar algo novo.

Abração!

Arthur Alter L. disse...

Ah meu amigo!!!
Essas projeções são mesmo as grandes vilãs em alguns relacionamentos, felizmente eu nunca me projetei num relação ou em alguém e sempre tive o pé bem fincado no chão acho que isso, como o Paulo disse só tem vantagens.
E vc tá bem agora rsrsrs nesse momento, feliz rsrsrs? sorrindo?
Bju
Arthur

Carlos Vieira disse...

Oi Dil!

Se eu um dia conseguir entender pq eu sou complicado, já vai uma revolução, rsrsrsr. Acho que nem Freud me entenderia,hahahah

abraços

Rute Beserra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rute Beserra disse...

Não vale a pena amar sem ser amado.
Acredito que para amar o outro. Tenho que me amar primeiro. Amando-me primeiro darei o valor necessário a mim propria, para depois passar a outro.
Quando o outro não quer. Não adianta bater na mesma tecla. Dizer amo por nós dois, porque nãO dará certo.
Beijos querido!

Unknown disse...

Pois é, seu texto é uma verdade. Tem pessoas que acabam confundindo os sentimentos, conheço casos.

O bom da vida é querer bem, estar bem...Não faz mal a ninguém

Beijos

Marcelo Novais disse...

Estooou otimo e vc?
ai jura q vc ia lá e neum vinha aki ? =/
MIL desculpaas!
mais aora vou encher teu saco e viver aki
heheeheh
bjoos!

Déia disse...

Aff... é horrível...jogar nossas expectativas no outro, é de doer...projetar sentimentos é triste!!

Acho que o amor é via de mão dupla, tem que ir e vir, ninguem consegue amar por 2. Mesmo porque essa pessoa vai dar tanto que ficará vazia e sentirá falta de receber algo de volta...

bj

untouchedmilk. disse...

Nussa :| não sei nem o que comentar :O
Vou pensar no que falar e volto aqui sahasusahsausa
Beijão

ps: vc tá bem?

... disse...

Valeu Dil!!!!!! Hugzão!!!! E poderias ter vindo... hahaha!