segunda-feira, 9 de maio de 2011

Respeito! Até onde ele vai?


Muito se diz sobre respeito, mas o que é respeito? Segundo o dicionário Aurélio, quer dizer que: Ato ou efeito de respeitar(-se), ou sentimento de quem respeita; consideração, receio, temor, medo. Mas será que realmente sabemos seu real significado? Será que colocamos em prática isso? A maioria sim, outras não. Infelizmente a sociedade está corrompida por pessoas inescrupulosas, hipócritas, preconceituosas, racistas. Se nós abaixarmos nossas cabeças para esse tipo de gente, realmente, a palavra respeito não faz parte do seu vocabulário, pois no momento em que você perde o respeito por si próprio, não há o que restar. Você estará jogando toda sua dignidade, seu amor próprio pelo ralo.
Eu tenho lido por nosso mundo blogueiro, muitas postagens, comentários a respeito da União Estável dos Homossexuais por exemplo. Li muita coisa positiva, mas infelizmente vez ou outra me deparo com comentários extremamente preconceituosos. Eu penso da seguinte forma: Se você não entende, não aceita, não quer compacturar com isso ou seja lá o que for, é preciso ao menos respeitar a opinião, o sentimento das outras pessoas. Você atacar verbalmente ou fisicamente outra pessoa por ser gay, negro, judeu, pobre e as demais cores, credos, estilos, não irão fazer de você uma pessoa melhor, muito pelo contrário, apenas fará você um nada. Um ser insignificante, digno de pena. Hoje você pode estar fazendo o papel de perseguidor, amanhã talvez o de perseguido.
Se você quer ser respeitado, aprenda primeiro a se respeitar e depois a se impôr perante as pessoas. Não digo para ser rude, nem nada do tipo, mas sim deixar clara suas opiniões, seus desejos, não se submeter a outras pessoas por medo.
Seja dono do seu desejo, do seu respeito. Não é abaixando a cabeça que você fará algo diferente.


É isso

Bjo

Contato: dilsantos@rocketmail.com

18 comentários:

Rute Beserra disse...

Oi Dil ser capaz de respeito é hoje em dia quase tão raro como ser digno de respeito." (Joseph Joubert)

Concordo com a frase de Joseph. Hoje o dia o respeito ficou tão banal. As pessoas não estão nem ai para o sentimentos das pessoas
Independentemente de crença, de raça, de sexo, de posição social, de condição econômico-financeira, de cultura, e até mesmo de idade, em verdade, todo ser humano merece respeito.
Lamentavelmente, nem sempre tem sido assim, uma vez que continuam a prevalecer em nosso meio, em nosso planeta Terra, o orgulho e o egoísmo, sem dúvida alguma as duas maiores chagas da Humanidade.
Recorrendo ao dia-a-dia, desde logo veremos como ainda é forte a presença do egoísmo e, por conseguinte, da falta de respeito ao semelhante.
Vou te contar um exemplo
Que aconteceu comigo uma vez;
Sou graduada e pós graduada,e especializada em alfabetização de adultos e crinaças tenho cursos e mais cursos. Mas isso para mim nunca foi algo que me fizesse melhor que ninguém.Pelo contrário
Um dia fui convidada para dar uma palestra sobre Sondagem e escrita em uma faculdade de pedagogia
E lá fui eu , preparei material estudei.
E quando me apresentaram, percebi alguns rostos com algumas bocas tortas.(como se dissesse, o que ela está fazendo ai).
Bem depois que acabou a plaestra. Um senhor venho até a mim e disse:-Parabéns, ótima palestra, mas quando vc, pegou o microfone, vi algumas pessoas dizendo que vc , não falaria nada. E você detonou, menina. Parabéns!
Eu perguntei: ORas eu estudei, e porque não consegueria falar sobre sondagem
Ele simplesmente respondeu:_Talvez por vc ser negra?
Sinceramente meu querido, deu uma vontade d edar um soco na cara dele. Mas pensei_Não desça do saldo Rute
Simplesmente respondi:Olha meu senhor, posso ser negra, masnão sou diferente do que qualquer pessoa aqui. Todos temos direitos a educação, escola, faculdade, etc..E eu não sou diferente.
Bem ele pediu desculpas e saiu todo sem graças
Todos aspiramos ser respeitados. Respeito é bom, é ótimo, e dele todos nós gostamos. Está em nossas mãos obtê-lo. Em nosso próprio benefício, assumamos um auto-compromisso: a partir de agora, deste exato instante, procuraremos agir com respeito, com profundo respeito, com respeito sempre!

Como sempre , muito bons seus textos Dil.
Eita que a prosa foi compriiiiida, kkkkkkk
Beijos querido.

Carlos Vieira disse...

Dil,
concordo absolutamente com vc, só podemos exigir respeito a partir do momento em respeitamos os outros e, sobretudo, a nós mesmo!

Um pouquinho mais de respeito já mudaria tanta coisa nesse mundo louco.

Adorei a nova cara do blog e que bom que vc voltou com os seus textos sempre ótimos!!!

bj

Hugo de Oliveira disse...

Excelente seu texto amigo.
Temos muitos direitos, mas precisamos reconhecer que para todo direito existe limite, e esse limite precisa ser respeito pois é o intervalo para o limite do outro.
Cada vez mais precisamos reconhecer que vivemos em uma sociedade plural onde devemos respeitar o gosto do outro, assim teremos um mundo melhor e mais feliz.

abraços
de luz e paz

Wanderley Elian Lima disse...

Olá menino
Correto, só pode exigir respeito, quem respeita. Ninguém é obrigado a concordar com nada, mas é obrigado a respeitar todas as opiniões contrárias.
Bjux

Ale disse...

Baixar a cabeça nem sempre é sinal de humildade ou respeito...


Um beijo!

Dois Rios disse...

Dil, meu lindo!

Por mais que eu me esforce, não consigo entender o ser humano.
Somos todos iguais perante a Deus e ainda assim há aqueles energúmenos que se sentem no direito de julgar e condenar o seu semelhante. Por que isso meu Deus! O que a opção sexual, social, cultural ou seja lá o que for, vai interferir na vida desses idiotas? Será que esse tipo de intolerância nada mais é do que o temor de reconhecer-se "diferente". Só pode ser! É meio como uma tentativa feroz de exorcizar o que lá no íntimo desses desgraçados, lhes custa assumir.

Saudades de você!

Beijos muitos,

I.

Serginho Tavares disse...

Respeito é algo que todo mundo quer mas não respeita!

Caio Marques disse...

Falou tudo: pra exigir respeito dos outros, primeiro é preciso se respeitar e infelizmente muitos gays não se dão ao respeito, não se respeitam e acabam até ajudando a negativar a imagem perante os heteros.

Marília Felix disse...

É preciso dá-se o próprio respeito!

Bjos meninooo!
:))

Lu disse...

Dil, esse assunto que abordou, precisa muito ser discutido. Tantas coisas estão acontecendo...E como disse, o perseguidor será o perseguido, se nossas autoridades fizerem bem o seu papel.

É isso mesmo, precisamos nos impor.
Posso dizer-lhe que nunca aceitei falta de respeito, na minha nada mole vida, nem na virtualidade. Imponho limites, e já vou dizendo: Como é que é?? Que você disse??
E claro, dái por diante só eu que falo...hahahahaha.

Mas nada disso seria necessário, se desde do berço, os seres tivessem aprendido o que é limite e respeito.

Beijo!!!

Anônimo disse...

Oláaa amigoooo kkkkk vc nem imagina quem é né kkkkkkk.
Bom,infelizmente as pessoas confundem aceitação com respeito,ou seja só respeitam o que aceitação e infelizmente essa ignorância e imbecil hipocrisia predomina na nossa sociedade, até mesmo entre as pessoas mais "informadas" e que se dizem respeitosas.
E outra coisa as pessoas precisam refletir que o casamento é uma instituição civil e o amor é divino.Lamentavelmente estão confundido amor com casamento.E o casamento entre homossexuais não veio perpetuar o amor entre iguais, vaio dar direitos iguais a pessoas iguais.E o amor verdadeiro não vem de um direito ou lei e jamais se deixa cair ou abater a preconceitos ou opiniões pobres de espirito respentem-no ou não.
E baixar a cabeça é só pra procurar dinheiro no chão ou pra quem tem a cabeça tão pesada que não pode lenvantá-la.kkkk Uhul.
Otima escolha de tema e texto amigo!Como sempre né!

Anônimo disse...

Olá meu amigo, muito bom seu texto, gostei, referente ao comentário em meu blog, fiz um post em homenagem a ele convidando o autor anônimo para um debate, mas até o presente momento, ele não se manifestou. Abraços.

Unknown disse...

Respeito = a falta de conhecimento, pre-conceito.
Se não sabe, não gosta, fica na sua,né?

Quanto tempo,né? rsrs

Beijosss

Rapha disse...

Eu acredito que há poucas pessoas capazes de se darem o respeito hoje em dia. Algumas atitudes acabam por contradizer a vontade que a pessoa tem de ser respeitada. Enquanto não começarmos a nos respeitar, não seremos respeitados. Isso é tudo.

Bjs

Tati disse...

Muito bom seu texto! Parabéns!
Tenho receitas novas no blog...passa lá,
Bjs!

railer disse...

tem muitas coisas que as pessoas não aceitam. mas pelo menos deveriam respeitar. disse tudo.

Serginho Tavares disse...

Este post venceu um prêmio lá no meu blog!
Veja aqui gatíssimo: http://justoedigno.blogspot.com/2011/05/os-melhores-da-semana-chupa-que-e-de.html

Beijos

P. disse...

Essa coisa de compreender e respeitar o pensamento do outro é coisa que se deveria aprender na primeira infância, mas infelizmente tem muito marmanjão que não aprendeu e nem nunca vai conseguir aprender que o outro, apresar de semelhanças humanas, também tem diferenças, e que isso não é bom nem ruim, apenas diferente.