segunda-feira, 20 de junho de 2011

São João tá chegando!


Gente, mais um São João tá chegando e é uma época que me traz tantas lembranças boas, gostosas que vivi. Aqui em casa, temos a tradição de fazermos biscoitos, bolos, amendoim cozido, canjica e todos os quitutes típicos, do quais temos direito, rsrs. Os biscoitos para ser mais exato, boa parte sou eu quem faço e são receitas especiais, que minha vó passou para mim. Me lembro quando era criança, ficava sempre rondando minha vó, querendo ajudar e ela me dava um pouco de massa e eu ficava lá, com meus dedinhos meio gordinhos, fazendo bolinhas e coraçõezinhos, rs. Eu, meus irmãos, amigos, todos queríamos provar para saber se estavam bons. Detalhe que fazíamos isso a cada minuto, rsrsrs.
Como alguns de vocês já sabem, ela está com Alzheimer e já há alguns anos ela não se envolve mais nessa parte culinarística. Dói um pouco ver ela desse jeito, cada dia que passa perdendo um pouco mais da noção do que é real ou não. Há alguns dias, ela vem contando que meu avó havia falecido, quando minha mãe tinha 5 anos de idade. Detalhe que ele faleceu com 85 anos se não me engano. Mas o dia que mais doeu em mim, foram a alguns dias atrás. Minha irmã estava escutando uma música gospel, que é lançamento e tal e minha vó começou a chorar. Quando a indagamos o por que, ela disse que se toda vez que a sua mãe escutava essa música, parava tudo o que estava fazendo para ouvir. Minha bisavó faleceu a muitos anos, acho que eu nem tinha nascido, acho que minha mãe nem sonhava em me ter. Aquilo me fez desabar em lágrimas, por vê-la com toda essa fragilidade e eu ali me sentindo impotente, sem poder fazer nada substancial que a fizesse voltar ao que era. Me restou apenas dá-lhe um beijo, fazer um carinho e mostrar o quanto a amo, o quanto nós a amamos. Nesse momento, não consigo segurar as lágrimas que insistem em descer enquanto escrevo.
Mas voltando ao assunto do São João, a parte chata dessa época são aqueles meninos atentados soltando bombas e tudo mais perto de você e mais ainda dos adultos que soltam aquelas bombas bem estrondosas, que quase te surdam, me estresso, rsrsrs.
Mas espero que se divirtam bastante, que soltem muitos fogos, comam muito, bebam, mas comam e bebam com moderação heim? Vai que dá um indigestão ou algo mais, rsrsrs. Melhor não arriscarem, rs.
Ah, cuidado ao pularem fogueira, rsrsrs.

É isso

Bjo

Gente, continuem votando em mim para o prêmio TopBlog 2011, caso já tenham votado, por favor, não se sintam envergonhados em pedir para seus amigos, parentes, conhecidos e desconhecidos para votarem em mim, rsrsrs. É só clicar no selo do prêmio, que fica do lado esquerdo, depois de votar é só confirmar seu voto através do link que irá receber via e-mail ou twitter.
Gente, caso dê algum erro na página, é só atualizar que volta ao normal.


Contato: dilsantos@rocketmail.com


17 comentários:

Rapha disse...

Cara, minha família nunca teve esse tipo de tradição. Há uns seis anos o pessoal da rua tem feito uma grande festa junina todo ano. E só assim comemoramos São João. Quanto à sua avó, realmente sei como você deve estar se sentindo impotente. É horrível querer ajudar mais e não poder. Tudo que você pode fazer, já tem feio... Continue dando bastante amor à ela. Isso basta.

Bjs

Luccas^^ disse...

Oi Dil
Cara meu São João começa dia 22 e vai até dia 26 hehe. Saindo todos os dias as 10h e voltando 5,6h da manhã xD (welcome to interior da bahia rsrs)
Mais em relação a sua avó, imagino como você deve está se sentindo... Mais amor e carinho já faz toda a diferença. Sei que você está fazendo direitinho.

Grande Abraço!

Frederico disse...

não gosto muito de são joão, não curto o clima caipira nem as comidas hehehehheh
meu nome é douglas

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Dil
Sei bem como é convier com uma pessoa com Alzheimer, meu pai teve, e é realmente uma tristeza para toda a família.
Quando as festas de São João, adoro, principalmente a comilança rsrsrsrs
Bjão

Fred disse...

Ah... eu tenho uma preguiça de São João... hahaha! Mas tá valendo. Hehehehe!!! Minha altura???? Até respondo... mas antes qual o contexto da pergunta?????? Hahahahah! Bjz!

Ana Cris disse...

Oi Dil!!! tbm adoro essa época o friozinho combina com a comilança, fogueira,quadrilha é td muito bom msm eu particularmente adoro o famoso bolinho caipira e vou em algumas festinhas aqui na minha cidade...oh Dil sinto muito pela sua vózinha mas o importante que ela te passou muitas coisas maravilhosas e apesar da doença ela está junto da família que a ama e com certeza ela sente todo esse carinho....super bj querido♥ e bom são joão pra vc

Anônimo disse...

entendo perfeitamente o que vc passa com sua avó, pois tenho esse problema com minha mãe que tem Parkinson , mas agente ajuda ela como pode :)
Já sobre festas juninas tenho boas e más lembranças ... as más se vestir de caipira para dançar quadrilha na escola e muito pior se for escolhido para noivo .. dai era o fim ....
As boas ... minha rua era sem saída e na época de festa junina era sem entrada tb , era fechada e todos os moradores faziam a festa no maior esquema cada uma faz um pratinho :)

abs

Ale disse...

É uma delícia, não apenas pelas guloseimas, mas principalmente pelo clima de união e brincadeiras,


Um bj

Dois Rios disse...

Dilzinho, meu querido, o seu texto transita pela alegria e pela tristeza.

As festas juninas são sempre muito boas de lembrar e participar. Tô com vontade de dar uma chegadinha aí na sua casa só pra provar das delícias que vocês fazem, rs...

Quanto a sua avó, eu diria que o Alzheimer é cruel tanto com o portador quanto com a família que, a meu ver, é a que mais sofre. Me compadeci muito com as suas lágrimas pela sua avozinha, mas pense que diante de tanta impotência, o amor é a melhor arma conta essa maldita doença.
===
Quanto ao seu comentário, concordo de que a idade está na nossa cabeça. mas confesso que as vezes o passar do tempo me assusta. Fis o post por ocasião do meu aniversário que foi ontem e creio que dexei-me levar pelo susto, rsrs...

Beijos muitos, meu lindo amigo!
I.

Rute Beserra disse...

Que texto emocionante e ao mesmo tempo bonito, meu querido.

Sabe que ao ver as crianças ensaiando para festa de São JoÃO no colégio aquela correria de montar barracas, as tias da cozinha na correria dos doces e guloseimas, me faz lembrar que o ano está na metade, e que falta 6 meses Dil para acabar 2011. Que loucura é essa meu amigo?
Será que o tempo está correndo ou eu estou sem tempo para as minhas coisas e falta tempo?
ÓTIMA REFLEXÃO, não é mesmo?
Minha mãe cozinha muito bem, e faz doces como ninguém, nesses dias de festas, ela faz canjicas, doce de milho, bolo de fubá, etc..etc..
E não é para curtir São João não, é simplesmente porque ela ama fazer esses doces.
Como já disse a vc, eu não cozinho nada. Só lavo as louças, mas como vc, eu até hoje belisco nos doces, a qual ela diz:_ Tira essa mão dai menina. rsrsrs....
Acho lindo esse carinho seu pela vozinha. A minha vozinha(mãe de minha mãe também está aqui em casa, venho passar uns dias conosco). Tem 89, não tem alzeimer, mas precisa de nossa ajuda para tudo.
As vezes ela tem relapso de memória e lembra de algo do passado. A qual ficamos felizes e ao mesmo tempo sem entender a mente humana.

Querido seus textos são tem maravilhosos, que confesso venho lagrimas nos meu s olhos ao sentir sensibilidade de suas escritas

Ah, eu estou bem sim, e vc como está hein?
Beijos

Carlos Vieira disse...

uhnnn... deu até vontade de comer uns quitutes caipiras hahah me acabava nas festas juninas também, mas agora nem existe tantas por aqui :(

E, Dil deixo o meu abraço (à distancia, rs) pois, não consigo imaginar como seja enfrentar uma barra tão pesada quanto um caso de Alzheimer na família. Mas no fim o que fica são os sentimentos verdadeiros e os afetos cultivados pela vida, e pelo visto isso vc destibrui e muito para sua vó.

Bj
Carlos.

Fred disse...

Caro... se eu deixar de maliciar é porque tô morto... hahahaha!!!! E sim, sou mignon. Filé mignon. Hahahahaha! 1,70m de pé. Deitado, uns 20 cm... hahahahahahahahahahahahahaha!!!!

Love disse...

OI...VI VOCE NO BLOG....ADOREI...SOU NOVATA, VEJA MEU BLOG E ME DIGA O QUE ACHA...MAS JA VOU SER UMA SEGUIDORA SUA.
BEIJO
LOVE

ADAMADEFARA.BLOGSPOT.COM.BR

Fred disse...

Pis é Dilzito... tu sabes... "Nos menores frascos... os piores venenos"... hahahahaha! Hugz!

Ana Pe disse...

Oi Dil,

Adorei o seu blog e já tô seguindo!
Seus textos são muito bons!

Dois Rios disse...

Cadê você, meu querido?

Será que ficou empanzinando de tanto comer biscoitos, bolos, amendoim cozido e canjica? rs.

Miss U!

I.

Sérgio disse...

Que bom que encontrei eco, quanto ao São João. Sou execrado "como assim não gosta desta festa?" por preferir ficar em casa vendo filmes, fazendo bolinho, curtindo minha solidão. Achei seu blog, meio por acaso.